Opinião

"Carcavelos – 20 anos de estaleiro…" – Luis Miguel Reis

Recordemos o Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos-Sul (PPERUCS). É importante não esquecer o destino dado a uma das poucas áreas livres e verdes no eixo litoral Algés-Cascais. Esta é uma área com 54 hectares, situada junto à praia, bem servida por infraestruturas rodoviárias, integrando a ribeira de Sassoeiros, bem como Ler mais…

"Quarenta anos de poder local" – Luís Miguel Reis

A expressão democrática do poder local tem na sua génese a proximidade e a participação ativa de todos aqueles que estão interessados no progresso e desenvolvimento das suas comunidades através da gestão do território e da defesa de valores cívicos, educacionais, culturais, sociais, entre outros. Após a Revolução de Abril romperam-se horizontes ao nível da Ler mais…

"O desenvolvimento local e os orçamentos participativos" – Joaquim Fernandes

Joaquim Fernandes

No presente, a comunicação e imagem sobrepõem-se a tudo, mesmo aos valores civilizacionais mais básicos, confundindo a opinião pública e a população em geral. Ninguém pode ficar indiferente ao impacto comunicacional e ao aparato noticioso dos orçamentos participativos dando a entender que os cidadãos finalmente escolhem os seus destinos e as formas de sufragar os Ler mais…

"Que futuro para a Praça 5 de Outubro?" – Alexandra Domingos

Na última reunião de Assembleia Municipal foi aprovada a hasta pública de um conjunto de 26 imóveis do município, onde se inclui o contíguo ao Edifício do Relógio também conhecido por albergar a Residencial Parsi. Em 2011 o executivo municipal fez uso de uma faculdade legal que lhe assiste: o direito de preferência na compra Ler mais…

"Austeridade agrava-se em Cascais" – Luís Miguel Reis

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, Cascais ocupa a primeira posição nos concelhos que apresentam maior peso de receitas provenientes de impostos e taxas, na receita total cobrada (81% – uma percentagem muito superior à verificada em Lisboa ou no Porto). Para 2017, a estratégia de “austeridade municipal” desta Câmara gerida pelo PSD/CDS agrava-se, Ler mais…

"Linha de Cascais – Passado, Presente e Futuro" – Luís Miguel Reis

Passado É por demais evidente que a Linha de Cascais se encontra necessitada de uma profunda intervenção. Os investimentos necessários têm sido sucessivamente adiados e colhem responsabilidades no espectro político quer à esquerda quer à direita. Contudo, por cá, o Presidente da CMC, ao fim de 15 anos da governação PSD/CDS, já aventou inúmeras soluções Ler mais…

"Cascais não é como Oeiras ou Sintra" – Daniel Romão

Daniel Romão

Cascais, infelizmente, não é como Oeiras ou Sintra. Há quem ande por aí em guerra aberta contra aqueles que tentam exercer o seu trabalho da melhor maneira. Sem largar, como cães ferozes, vão eles tentando desvendar nomes de candidatos, vão eles desferindo golpes aqui e ali tentando fazer check ao rei e ao cavalo, ao Ler mais…

"Em Cascais existe uma alternativa" – Bruno Bernardes

Em Cascais existe uma alternativa. Uma alternativa credível que radica nos anos em que o PS liderou o executivo da Câmara Municipal de Cascais e nos mais de 20 anos que lidera os destinos em São Domingos de Rana. Durante estas mais de duas décadas, São Domingos de Rana melhorou muito. Sabemos que esta coligação Ler mais…