"Em Cascais existe uma alternativa" – Bruno Bernardes

Em Cascais existe uma alternativa. Uma alternativa credível que radica nos anos em que o PS liderou o executivo da Câmara Municipal de Cascais e nos mais de 20 anos que lidera os destinos em São Domingos de Rana.

Durante estas mais de duas décadas, São Domingos de Rana melhorou muito. Sabemos que esta coligação PSD-CDS tem um apetite por reescrever a história; mas quem tem memória não esquece a reabilitação de bairros de génese ilegal, o processo de realojamento, o saneamento básico, o número de quilómetros alcatroados, os projetos sociais de acompanhamento das famílias e dos que mais precisam, o estabelecimento de infraestruturas e a atração de investimento e de empresas que, apesar da crise e dos quatro anos de desgoverno PSD-CDS continuam a escolher a Freguesia.

E se não se tem cumprida a equidade na aproximação da qualidade de vida nas diferentes Freguesias, essa é devida à Câmara Municipal de Cascais governada pela coligação de direita. Cascais e em particular São Domingos de Rana, confronta-se ainda hoje com problemas urbanísticos, défice de saneamento e falta de infaestruturas. E tudo isto se deve à falta de intervenção da Câmara Municipal, que é quem tem a competência devida para atender às reclamações constantes da população e da Junta de Freguesia.

Surpreende-nos que a direita venha agora dizer que depois de 16 anos à frente dos destinos do município é que se lembraram de tratar dos problemas de São Domingos de Rana. São as ribeiras que depois de 16 anos finalmente têm a devida limpeza; ou são projetos de arruamentos e trânsito que encontram agora solução. E tudo porque se lembraram que São Domingos de Rana merece um tratamento igual ao das restantes Freguesias; com um detalhe: a grande parte daquilo que entre este ano e o próximo parecem querer fazer, são já pedidos e reclamações constantes da Junta de Freguesia e do PS junto da Câmara Municipal e que mais não são do que competência direta deste órgão.

São Domingos de Rana beneficiou, especialmente nestes últimos 23 anos, de uma série de programas e de projetos. Exemplo disso foi a requalificação de mais de uma centena de bairros de génese ilegal que abrangeu mais de 25 mil pessoas, tudo isto acompanhado de uma estrutura de saneamento, água, rede viária e infraestruturas de apoio social. O PS sempre demonstrou ter um caráter reformista, aprofundando as respostas, cimentando parcerias e alargando o número de infraestruturas e de respostas sociais.

São Domingos de Rana tem ainda hoje problemas da competência camarária, como de saneamento, urbanização e de infraestruturas que resultam apenas da inoperância da Câmara Municipal de Cascais. É neste contexto que o PS continuará a credibilizar a ação política, não permitindo que a demagogia e o desejo de reescrever a história prevaleçam no concelho que é responsabilidade de todos nós.  Queremos ainda mais e melhor para Cascais, que é o mesmo que dizer que queremos mais e melhor para São Domingos de Rana.